Blog da Ramyria Santiago -

Secretaria de Educação de Codó investe em formação de professores para a Prova Brasil

1 (2)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Codó (Semed) realizou durante o mês de julho a primeira etapa de Formação “Prova Brasil” para professores e supervisores de sua Rede Municipal de Educação. A atividade de capacitação foi promovida, nos horários da manhã e tarde, no auditório do Centro de Tecnologia do Maranhão (CETECMA). A formação foi direcionada para professores do 5º ano multidisciplinar, de língua portuguesa e matemática do 6º ao 9º ano, além de supervisores de toda a rede de ensino, incluindo zona rural. Entre os dias 7 e 18 de julho trezentos professores e 60 supervisores estavam em formação, aprendendo a elaborar os itens e questões trabalhadas na Prova Brasil.

O evento aconteceu em duas semanas. A primeira, dedicada a supervisores e a segunda aos professores A capacitação foi ministrada nos turnos da manhã e tarde, possibilitando maior flexibilidade de horário para permitir que os professores pudessem participar sem prejudicar as atividades em sala de aula. A estimativa dos organizadores é que o evento Irá continuar em agosto e setembro e avaliará e certificará todos os profissionais que tiveram acima de 75% de frequência.

Investimento Municipal

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rosina Benvindo, o município tomou a iniciativa para realizar a formação devido a necessidade de se melhorar o IDEB em todo o Maranhão e criar um sistema continuo de formação para a avalição nacional. “Após dez anos da realização da última Prova Brasil, não existe um programa de formação que leve os professores a compreender a dinâmica dessa avaliação. A prova exige muitos conhecimentos e termos novos, que os professores precisam estar atualizados. Precisam aprender a elaborar questões conforme as matrizes curriculares orientam, ajudando seus alunos a construir conceitos e conteúdos atualizados e adquirir habilidades para um melhor desempenho na prova Brasil”, explicou a secretária.

Durante as atividades, os professores também discutiram os resultados obtidos no último IDEB e fizeram uma avaliação do ensino em toda a rede, que teve o objetivo de diagnosticar os eventuais problemas e também das potencialidades em todas as unidades de ensino, da cidade à zona rural. Além de oficinas, a parte teórica também foi fundamental para que os professores pudessem apontar caminhos para obtenção de resultados positivos no aprendizado.

Para a Secretária Rosina Benvindo, mais que o bom resultado na Prova Brasil, a formação servirá para além do ambiente escolar. “O objetivo maior é fazer com que os professores apliquem uma metodologia adequada para trabalhar com os alunos e possibilitar a construção do conhecimento. É realizar a formação como um processo permanente e constante, para que eles possam desenvolver com alunos as habilidades e competências necessárias no mundo de hoje, onde a tecnologia está cada vez mais presente e a velocidade da informação exige uma atualização quase que instantânea. Queremos em nossos estudantes um pensamento mais rápido e mais lógico, que acompanhará a evolução das tecnologias e resolução de problemas, não apenas no resultado na Prova Brasil, mas no uso do conhecimento aplicado em suas vidas”, finalizou.

Ascom – Prefeitura Municipal de Codó

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*