Blog da Ramyria Santiago -

SEMCIR promove audiência pública para a discussão e a avaliação do sistema de cotas raciais

A Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial promoveu audiência pública para a discussão e a avaliação do sistema de cotas raciais para reserva de vagas nos concursos públicos. Estavam presentes funcionários da SEMCIR, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, COMPIR, o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra e o Secretário de Estado de Promoção de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

 

DSC_0282

Secretário de Estado de Promoção de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.Usando a fala

Na oportunidade foram discutidos temas relacionados a reserva de vagas para os afrodescendentes em concursos públicos. Para o Secretário Augusto Serra, a proposta é plausível e legítima. “A adoção de cotas raciais em seleções públicas de servidores é justa. Os concursos públicos precisam também acompanhar o cumprimento de políticas de ações afirmativas. Todas as instituições precisam acompanhar a evolução da sociedade”, disse Serra.

.O Secretário de Estado de Promoção da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou que a população negra tem renda inferior em comparação a dos brancos, além de menos crescimento profissional. O percentual sugerido para cotas no estado do Maranhão é de 30% de reserva para o serviço público.

DSC_0267

“Temos que continuar falando de tudo que é importante para promover a equidade e igualdade. Essa reparação histórica e social é um processo e um bom caminho para que sejamos efetivamente uma sociedade com regime democrático de Direito, mas também que seja uma sociedade culturalmente democrática”. De acordo com Gerson Pinheiro, as propostas apresentadas na audiência estarão em uma minuta que será levada até a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ascom – Prefeitura Municipal de Codó.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*