Blog da Ramyria Santiago -

BITA DO BARÃO ! JUSTIÇA AUTORIZA SUA MUDANÇA DE NOME.

Mestre Bita do Barão e Dr. Holídice Barros

O mais famoso umbandista do Maranhão, um dos mais reverenciados do Brasil, nasceu Wilson Nonato de Sousa, nome que constava na Carteira de Identidade e, claro, em seu CPF. Porém há décadas, o mundo o conhece por outro nome – BITA DO BARÃO (ele gosta que complete com ‘DE GUARÉ).

Entrevistando-o a respeito, mestre Bita, que também carrega o título de Comendador da República, ganho na DÉCADA DE 1980, época do presidente José Costa Sarney, falou sobre a origem de seu apelido que, ao contrário do que muitos imaginavam, nada tem a ver com a Umbanda.

Na verdade, contou ele, com seu peculiar bom humor, que Bita é apelido dado por um padrinho dele em razão de que era tão danado, irrequieto e pulador quando criança  a ponto de ser comparado à um bode (saltitante).

“Eu era danado, um menino assim muito ‘traquino’. Tu sabes que – mesmo que bode, tá pulando – e eu fazia isso, meu padrinho botou meu apelido de BITA – esse menino é mesmo que bode, vou chamar ele é Bita, Bitinha, Bitinha…FOI UM PADRINHO DO SENHOR? Foi meu padrinho e ficou esse nome, eu gosto também do nome”, contou-nos sorrindo

O que a umbanda acrescentou ao apelido ‘Bita’ foi o sobrenome ‘BARÃO DE GUARÉ’ este sim, uma homenagem aos orixás guias de sua famosa tenda espírita Rainha Iemanjá.

A IDEIA DE INCORPORAR AO NOME DE NASCIMENTO

No mundo inteiro ele é conhecido como BITÃ DO BARÃO. Foi então que sua filha, Janaina, herdeira de seu império espiritual e econômico, teve a ideia de adicionar ao nome de batismo WILSON NONATO DE SOUSA o apelido com o qual o pai tornara-se uma referência mundial na Umbanda.

Mestre Bita recebe um pingente 'B' de ouro em homenagem ao novo nome

“Foi uma ideia minha mesmo porque eu acredito que Wilson Nonato de Sousa dá muita sorte, foi o nome de batismo da mãe dele e tudo, mas nós sabemos que Bita do Barão foi que nasceu com os orixás, que deu essa sorte pra ele. Então eu acredito que tem que ser reconhecido oficialmente porque nacionalmente ele é conhecido como Bita do Barão, Wilson Nonato de Nonato de Sousa é Identidade (RG) e por que não o nome Bita do Barão estar na identidade

O pedido foi levado à Justiça e ontem, 06 de agosto, Wilson Nonato de Sousa recebeu a sentença favorável,  da lavra e diretamente das mãos do juiz Holídice Cantanhêde Barros, titular da 2ª Vara da Comarca de Codó, responsável por registros públicos.

Na sentença, o magistrado fez breve relatório a respeito do pedido.

“Afirma o autor que a sua fama é tão grande, assim como é a notoriedade de seu nome, que pessoas de todos os lugares do país se deslocam até o município de Codó para receberem suas orientações como líder espiritual, movimentando esta cidade turística e economicamente”, descreveu

Neste casos, o juiz é obrigado a encaminhar a ação de Retificação de Registro Civil para parecer do Ministério Público Estadual. Isto feito, o MP preferiu não se manifestar afirmando na ter interesse de atuar no caso (Esse é um posicionamento comum quando o Ministério Público entende pela falta de complexidade da causa).

Dr. Holídice também não viu empecilho para o deferimento de maneira célere.

“Quando ocorrer uso reiterado de um apelido, tornando-o público e notório, havendo a identificação da pessoa, em substituição ao prenome, poderá o interessado requerer o Judiciário alteração do prenome pelo apelido”, destacou o juiz

“Sem mais delongas, o pleito deve ser deferido ao autor, sem a necessidade de produção de provas, devendo ser julgado de imediato, isto porque, de fato é evidente a notoriedade do apelido do autor, fato de conhecimento nacional tendo em vista que se trata de um grande líder religioso desta cidade”, concluiu

NOVO NOME

Com a decisão, que já transitou em julgado, WILSON NONATO DE SOUSA agora poderá assinar como WILSON NONATO BITA DO BARÃO DE SOUSA.

“Eu também não vou dizer que fui infeliz com esse nome, não. Wilson Nonato de Sousa, de qualquer maneira, é meu nome. De qualquer maneira, eu cresci, de qualquer maneira fez eu aceitar o Bita do Barão, no Brasil, no mundo. Porque se fosse só aqui no Brasil, mas não é, é no mundo que existe essa consideração, essa simpatia por mim”, encerrou a entrevista bastante contente em poder assinar, agora, como seu nome oficial.

Categoria: Notícias

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

    *