Blog da Ramyria Santiago -

ENCONTRO DE TRIBOS – RAP E ROCK DE CODÓ EM BUSCA DE OPORTUNIDADES.

índice

Mobilização da juventude, um evento de grande importância foi apresentado na tarde do dia 23 de abril no Centro de Cultura da Cidade de Codó. Essa foi mais uma edição do Encontro de Tribos. Desta vez, o evento reuniu importantes nomes do  hip hop, rock, rap, como  MANO ROBSON, MAKINA D.C.E, que quer dizer “MAKINA DE COISAS ESTRANHAS”, além também JB MC, o grupo MONARQUIA, que é liderado por REY LEMIL, MANO SIMPSON e MANO JAMES, além também do grupo de Skatistas.

1v

GRUPO MONARQUIA

O evento contou com uma roda de debates, exibição de documentários e elaboração do calendário com bases de ações. Entre cada debate e opiniões dos artistas, estava presente o propósito de mostrar uma face para muitos obscura da sociedade, o movimento Hip Hop, que foi avaliado enquanto forma de contestação social e política.

20160423_162723

Além do Rock e do Rap, tivemos na roda de encontro o grupo dos Skatistas, com esses quatros  representantes que também buscam seus espaços e apoio na cidade. O skate é um esporte  que vem se desenvolvendo aceleradamente em Codó. E também deveria ter mais apoio da sociedade.

20160423_181021

GRUPO DE SKATES DE CODÓ

O caminho escolhido pelo blog da Ramyria Santiago foi  ouvir os jovens que participam do Movimento  rock e rap de Codó e dos debates, foi possível constatar que o Movimento constitui-se como um novo sujeito político na esfera pública do cotidiano da periferia. Os letristas do rap figuram como narradores urbanos. Eles abordam em suas narrativas temas que dizem respeito a sua experiência.

A arte do Movimento Hip Hop possibilita aos jovens a valorização de si mesmo e da periferia, informação e conhecimento e substituição da violência pela força das ideias e das palavras.

20160423_154138

Os cantores reclamam por um espaço de inserção na esfera da vida pública da cidade e do Estado, através da arte de um movimento, uma oportunidade que não é oferecida na cidade de Codó. Por quê? Porque esses jovens são esquecidos e descriminados pela sociedade e jamais vistos pelos políticos Condenses e demais autoridades ? Um dos cantores identificado como JB MC, recentemente foi obrigado pela policia civil de Codó a retirar seu vídeo do canal no you tube, porque segundo a policia o vídeo gravado com tanto esforço e dedicação fazia apologia ao crime. Veja o vídeo do cantor JB MC

Vamos apresentar pra vocês um pouquinho do som desses meninos, que fazem parte do grupo Monarquia, que são eles: Rey Lemil, Mano Simpson e Mano James. Curtam um pouco do Rep de Codó, nesse som que leva o nome de “ALGUNS MOMENTOS DA VIDA”

Na oportunidade, alguns integrantes do movimento, como também os próprios cantores, professores e estudantes, enfim, as tribos fizeram o uso da palavra e se expressaram de suas próprias maneiras, com seus dialetos, suas linguagens e liberdade de expressão. VEJA A FALA DE ALGUSN DELES.

20160423_154308

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*