Blog da Ramyria Santiago -

EM TRÊS ANOS, PROCON PASSA DE 5 PARA 50 UNIDADES NO MARANHÃO

De cinco para 50. Essa foi a expansão das unidades do VIVA/Procon no Maranhão em apenas pouco mais de três anos. Isso significa que centenas de milhares de pessoas passaram a ter acesso muito mais fácil a documentos e a diversos serviços públicos.

O crescimento da rede vem sendo feito desde 2015, por determinação do governador Flávio Dino.

A presença do VIVA/Procon é importante porque garante direitos básicos ao cidadão, como emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais, inscrições em concursos e outros serviços on-line.

Antes, com poucas unidades, os moradores eram obrigados muitas vezes a viajar para outras cidades a fim de conseguir atendimento.

Além disso, as unidades também permitem a formalização de denúncias contra empresas e fornecimento de orientações a consumidores e fornecedores. Isso é um direito assegurado aos cidadãos.

Desde 2015, já foram feitos cerca de 750 mil atendimentos, um aumento de mais de 1.200% na comparação com a gestão anterior. E tudo isso foi feito gastando muito menos: a economia foi de 72% neste período.

“Uma diretriz do Governo é fazer mais com menos. Vivemos um momento de restrições financeiras e ficamos satisfeitos quando essa diretriz é atendida”, disse o governador Flávio Dino.

O presidente do Procon, Duarte Júnior, afirmou que “não medimos esforços para garantir direitos em todas as regiões do Maranhão”.

Para atender as cidades que ainda não têm prédios do VIVA/Procon, unidades móveis percorrem as regiões e fazem o atendimento. Por enquanto, são nove veículos, entre unidades móveis e viaturas.

Modernas e bem equipadas, as novas carretas permitem acesso a cadeirantes, com plataforma elevatória e rampas, e capacidade de 500 atendimentos por dia.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*