Blog da Ramyria Santiago -

AUMENTO NA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL NO MARANHÃO

Depois de 25 anos o índice volta a crescer em todo o Estado.

A mortalidade infantil no Maranhão em 2016 voltou a aumentar pela primeira vez depois de 25 anos. E a tendência é que os dados em 2017 aumentem ainda mais. A informação é do Ministério da Saúde que está lançando um alerta sobre essa nova tendência.

A taxa de mortalidade infantil é resultado do número de crianças mortas até um ano a cada mil nascidos vivos. Além dela, existe a taxa de mortalidade na infância, que considera os óbitos até cinco anos, que também cresceu.

Em 1990 a mortalidade infantil no Maranhão era de 76,6. Em 2015, no final do último Governo Roseana, a taxa foi reduzida para de 16,0 por mil nascidos vivos. Mas em 2016, em pleno Governo Flávio Dino, a tendência de queda, verificada durante as gestões da ex-governadora, foi revertida e as mortes de bebês subiram para 16,3 por mil nascimentos.

Os dados extraoficiais já apontam para um aumento significativo deste índice em 2017, apesar dos números oficiais não estarem totalmente fechados, segundo o Ministério da Saúde.

“A tendência é piorar. Ainda não entraram todos os óbitos em 2017 que estão sendo investigados”, afirmou Fátima Marinho, diretora do Departamento de Doenças e Agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde.

 

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*