Blog da Ramyria Santiago -

BIOGRAFIA DO RAP CODOENSE MANO ROBSON. UMA HISTÓRIA DE VIDA!!!

Biografia de Mano Robson

Robson Luis Moreira (Mano Robson) – Fundador do Rap na cidade de Codó/MA, nasceu no dia 24 de Fevereiro de 1984, no hospital da Penha em São Paulo, filho de Jorge Luis Moreira e Roselice Matos Moreira.

Infância

Mano Robson em sua infância, residiu no bairro do Itaim Paulista de 0 aos 12 anos de idade.
Em 1996, Robson juntamente com seus pais, mudaram se, para cidade de Codó Maranhão, cidade essa, onde seus pais, são naturais.
Robson antes de ser mudar para Codó sempre teve o sonho, de ser um grande jogador de futebol, aos 11 anos de idade foi campeão da copa moleque Travesso, e considerado o melhor fixo do campeonato.

Inicio da Trajetória
O primeiro contato do rapper, produtor e compositor, foi no ano de 1992, ao ouvir as rádios piratas, e ao ouvir também seu amigo de classe Jairzinho cantando Fim de Semana do Parque, Mano Robson pagava 50 centavos para Jairzinho cantar o Rap do Racionais para

Como músico profissional

Mano Robson iniciou sua trajetória em setembro do ano de 2003, no grupo de Rap Tiroteio Verbal, na cidade de Codó Maranhão, como cantor e compositor, o dom de escrever surgiu da revolta por ver seu povo tão sofrido carente de cultura, lazer, saúde, educação e segurança, jogado ao descaso.
Assim Mano Robson aprendeu a se expressar da sua maneira sem se importar com que os outros iriam falar a seu respeito, pois o Rap é na sua visão é o grito dos excluídos.
Em 2005, Mano Robson foi convidado para participar do Centro de Referência da Cultura Hip Hop de Teresina, para participar das aulas do curso de serigrafia, Mano Robson ficaria lá por apenas 4 meses, nesse período Mano Robson, também participaria de um curso de informática livre, ao qual se identificou muito e como já tinha um pequena experiência com informática, se destacou entre os participantes do curso, e recebeu o convite para ministrar aulas de informática no tele centro do próprio centro de referência da cultura hip hop, local onde se ministra diversas oficinas e têm como seu objetivo maior, da suporte aos participantes da cultura hip hop.
De 2003 a 2020 Mano Robson fez diversos shows, palestras e oficinas em diversos estados brasileiros.

Principais Shows

20 Shows na Casa de Evento 2003 / 2004 (Local: Codó Maranhão) – 1º Festival de Dança de Rua 2004 (Local: São Luis – Maranhão) – Show do Facção Central 2005 (Teresina Piauí) – Natal Normal 2005 (Teresina Piauí) – Piauí Pop 2005 – 2006 – 2008 (Local: Teresina – Piauí) – Teia Cultural 2006 (Local: São Paulo) – Projeto Boca da Noite 2006 – 2008 (Local: Teresina Piauí), Pré Lançamento do grupo de Rap A Irmandade 2007 (Local: Teresina Piauí) – 1 Festival Hip Hop Atitude 2007 (Local: Parnaíba Piauí) – Show Espetinho Pague Pouco 2008 (Local: Codó Maranhão) – Campeonato da Liga Internacional de Basquete de Rua 2009 (Local: Teresina Piauí) – Abertura do 3º Encontro Nordestino de Hip Hop 2009 (Local: Teresina Piauí) – Fundação Casa Itaquá e Bom Retiro 2010 (Local: São Paulo) – 8º Hip Hop Nordeste 2010 (Local: Caxias Maranhão – Show no Espaço Trilhos 2014 (Local: Teresina Piauí) – Fábrica Hip Hop Festival 2015 (Local: São Paulo) – Batalha das Fábricas 2015 (Local: São Paulo) – Show Espaço Zumbi dos Palmares (Local: Teresina Piauí) Show no Espaço Ar Livre 2016 – Show na feita municipal de Codó 2017 – (Local: Codó Maranhão) – Shows Na Escola Batista 2016/2017/2018/2018 – (Local: Codó Maranhão).

Prêmios Conquistados

Prêmio Cultura Hip Hop 2010
Prêmio Reviva Rap 2011

Discografia

Nascido Pra Guerra 2008
Cotidiano das Ruas 2014
Coletânea Canal Sonoro 2017

Como jurado

Em 2013, Mano Robson, foi Jurado do Band Music Show, programa esse exibido na TV Palmeira do Norte, organizado pelo produtor de eventos Totonho Araújo.

Em 2017, Mano Robson ao lado de Aguinaldo da Silva Aguiar (Mano Chinha), e Professor Valdemir, foi Jurado no 1° Festival de Musica de Codó-FEMUSC, durante a Feira Literária de Codó-FLIC

No ano de 2020, Mano Robson recebeu da Câmara Municipal de Codó, o título de cidadão codoense, que foi uma indicação do vereador Leonel Filho, pelos seus serviços prestados à toda comunidade codoense.

Mano Robson com a missão de difundir o Rap por onde quer que ele ande, foi radialista em 3 rádios, sempre com a sua programação totalmente voltada ao Rap.

Mano Robson trabalhou nas rádios, Liberdade FM por 2 anos, Rádio Eldorado por 2 anos, e na Rádio Antares por 1 ano.

Atualmente

Mano Robson se dedica a sua família seus pais Jorge é Rita, e também a sua filha Nayame, que mora na cidade de Teresina no Piauí, cidade essa onde Mano Robson residiu por 5 anos.
Mano Robson também estar com diversos projetos musicais ainda em estúdio, um deles é o cd intitulado Desabafo e Poesia.
Todas as segundas feiras se dedica a Batalha de Rima de Codó, contribuindo na organização do evento,.captando premiações para os participantes da batalha.
No país que vivemos com todas as suas dificuldades, Mano Robson sobrevive do aprendizado que teve em toda sua vida, atuando como, compositor, cantor, produtor, design gráfico, e técnico em informática.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*