Blog da Ramyria Santiago -

VISITA SURPRESA A POSTOS DE SAÚDE EM CODÓ: FOI DESCOBERTO GRANDE FALTA DE MEDICAMENTOS, NEM DIPIRONA TINHA!

locais vazios onde se coloca as medicações

O vereador Leonel Filho acompanhado pelos vereadores Itamar Muniz e Evimar Barbosa, fizeram uma fiscalização na última  sexta-feira 14/05 em três postos de saúde da cidade de Cidade de Codó, acompanhados pela repórter Ramyria Santiago. A Unidade Básica de Saúde Maria das Neves, no bairro Nova Jerusalém, Unidade Básica de Saúde Sebastião Reis, no bairro Codó Novo e a Unidade Básica de Saúde Dr. Valci Soares Cortez no bairro Santo Antônio.

O primeiro posto foi no bairro Santo Antônio, que foi observado o primeiro problema ainda na chegada, onde o principal acesso do posto está intrafegável, com pontos alagados e bastante lama, já na área interna paredes sujas e descascando, pouca gente trabalhando nesse horário de 10h às 10h30min, inclusive sem médicos, estavam ausentes e foram constatados falta de inúmeros medicamentos.

O segundo posto de saúde foi no bairro Codó Novo, que está com seu acesso e a sua estrutura bem melhor, mas demos falta de inúmeros medicamentos também, mas a médica estava lá, muito simpática por sinal e logo eles seguiram para o posto do bairro Nova Jerusalém no qual, neste a diretora estava presente, muito preocupada por sinal, tanto com a visita dos vereadores como em melhorar as condições do Posto de Saúde.

Um dos principais problemas de cada um deles é a falta grave de medicamentos, em uns menos e outros mais. Leonel Filho, Iltamar e Evimar entraram em cada Farmácia que é o recinto onde cada posto estoca seus remédios e observou a falta de muitos medicamentos, dos mais simples como a Dipirona estava em falta. Foi observado também que todos os consultórios de odontologia contém equipamentos antigos, em pelo menos um posto, a cadeira odontológica já está bastante surrada, apenas em uma UBS visitada, a do Codó Novo foi encontrada uma médica atendendo pacientes e sendo que em nenhuma das UBS visitadas tinha dentistas atendendo.

Os medicamentos que são armazenados dentro de armários em vasilhas de plásticos, se observavam inúmeras vasilhas secas e faltando muitos deles nos postos visitados. Foi observado também a falta de médicos naquele horário das 10h30min da manhã em duas das três UBS visitadas, dentistas não tinha em nenhuma delas.

Até por questão de justiça devemos deixar claro que os funcionários e diretores do local, mesmo receosos em atender vereadores de oposição e serem punidos ou chamados a atenção, deu para sentir, sempre defendendo a atual gestão, os vereadores perguntando pelos médicos e pelos dentistas, e eles afirmado que já tinham saído há pouco tempo, mas receberam muito educadamente os parlamentares Leonel Filho, Iltamar e Evimar Barbosa, ambos muito esforçados e fazendo pedidos para suas unidades, na UBS Maria das Neves, Posto de saúde exibindo resultados inclusive.

Categoria: Notícias

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

    *