Os vereadores Antônio Joaquim Araújo Neto, Evimar Jean Costa Barbosa, Iltamar Muniz, Raimundo Leonel Magalhães Araújo Filho e Valdeci Calixto da Silva Filho, todos da bancada de oposição, denunciaram o Prefeito de Codó, Zé Francisco (PSD), no Ministério Público do Maranhão, por suposto enriquecimento ilícito.
De acordo com a Portaria publicada hoje (04/02) no Diário Eletrônico do MPMA, tramita na 1ª Promotoria de Justiça de Codó, uma Representação noticiando suposto enriquecimento ilícito atribuído ao atual Prefeito e a parentes e amigos próximos, os quais estariam adquirindo bens com dinheiro de origem duvidosa.
O Promotor de Justiça Carlos Augusto Soares determinou a abertura de inquérito civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pelo prefeito Zé Francisco.
Ofícios serão encaminhados aos Cartórios de Registro de Imóveis de Codó e de São Luís/MA, solicitando que informe acerca de algum imóvel que tenha sido registrado em nome do Prefeito Municipal, no período de 02/01/2021 a 02/01/2022, assim como ao DETRAN/MA, para que informe se houve registro de algum veículo, no mesmo nome e no mesmo período.
NOVA INVESTIGAÇÃO
Os autores da Representação serão notificados, para que apontem os dados pessoais dos parentes e amigos próximos do Prefeito aos quais foram imputadas as condutas de enriquecimento ilícito.
Segundo o MPMA, as indicações são vagas de fatos ou pessoas, o que impossibilitou o início da investigação, uma vez que, no caso em análise, é impossível investigar “parentes e amigos” próximos do Prefeito Municipal, sem saber de quem se trata e que fatos teriam praticados.
Diário Codoense, com informações do MPMA