Uma Tia de um aluno entrou em contato com o blog da Ramyria Santiago, em uma força de denunciar o descaso que segundo ela está acontecendo na escola que leva o nome de Unidade Escolar José Merval Xavier Cruz, que fica localizada na Rua da Liberdade, no bairro Codó Novo. A escola está sobre a gestão da diretora Francisca Eliane.
Segundo a Tia do aluno, a diretora está deixando os alunos estudarem em meio à poeira e entulhos, derivados de uma reforma que está acontecendo na escola, e tudo está a riveria, até as panelas que serve para cozinhar a merenda escolar estão guardadas na sala de aula.
A Tia relatou que as crianças estão saindo em horário normal, e também não há merenda escolar, e como não tem merenda elas deveriam sair mais cedo, pois ficam com fome até as 11h00minh.
“Meu sobrinho chegou em casa com gripe e vomitando muito devido ao cheiro muito forte e a poeira, além também de estarem usando só um banheiro, as meninas e os meninos estão usando o mesmo banheiro, existe alunos que vão fazer as suas necessidades fisiológicas atrás da escola”. Disse a Tia
A tia do aluno não quis se identificar, mais relatou ainda ao blog que seu sobrinho contou a ela que a gestora Eliane se recusa a suspender as aulas durante a reforma e disse que as crianças de lá estão acostumadas com lixo, então não vai suspender as aulas. Segundo ela, uma funcionaria do local também confirmou as versões das crianças.
A tia ainda disse ao blog que a merenda escolar que vai pra as crianças a diretora não está distribuindo, nunca mandou preparar para as crianças, e que as vezes ela chega a ofender as crianças chamando-as de fedorentas e de carniças, por estarem correndo no horário de intervalo.