NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venha por meio desta, prestar alguns esclarecimentos, em razão da fala do vereador de Codó, Dr. Nelson, em sessão plenária no referido município.
Primeiramente, explico que, em passagem da Carreta da Mulher Maranhense pela cidade, em abril de 2022, no começo da minha gestão à frente da Secretaria de Estado da Mulher, tive a oportunidade de participar de uma sessão na Câmara Municipal da cidade, onde fiz uma sugestão ao Poder Legislativo Codoense, sobre a criação de um Projeto de Lei para a instituição de uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, visando estreitar as relações junto ao Governo do Estado, para que as mulheres de Codó possam ser beneficiadas com ações, projetos e programas.
O entendimento é de que, com a criação do Ministério da Mulher, no novo Governo Federal, seria de suma importância que o município tenha estruturado um Organismo de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de angariar recursos para a implantação de políticas públicas estruturantes e transversais, que atendam às necessidades das mulheres codoenses, não apenas no combate à violência, mas na geração de emprego, renda, educação, segurança e saúde.
Sobre a questão da implantação da Casa da Mulher Maranhense no município, esclareço que, ainda durante minha passagem pela cidade, junto a Carreta da Mulher Maranhense, em abril do ano passado, articulamos e conseguimos a doação de um imóvel para a instalação do espaço, através da professora Lurdinha Siqueira, que cedeu uma propriedade pessoal, onde fizemos os registros fotográficos do local para apreciação pelo Governo do Estado, no sentindo de captar recursos para a estruturação do prédio.
Desde então, seguimos nessa articulação para que futuramente o espaço seja entregue e inaugurado. A exemplo de Imperatriz, que já conta com sua unidade. A população de Codó pode ficar tranquila, pois o município está na rota para a implementação da sua unidade da Casa da Mulher Maranhense.
Ressalto também a articulação que vem sendo feita desde ano passado, com o secretário de Estado da Segurança Pública, Silvio Leite, para a implantação da Patrulha Maria da Penha, ainda no primeiro semestre do ano, reafirmando o compromisso da Secretaria de Estado da Mulher e do Governo do Maranhão com o município de Codó e suas mulheres.
Um abraço para todos os meus conterrâneos, vocês podem sempre contar comigo, seja como secretária de Estado da Mulher, ou enquanto cidadã codoense. Que possamos juntos batalhar por uma Codó cada vez melhor!
Video
Att;
Célia Salazar – Secretária de Estado da Mulher do Maranhão
Um Comentário
Não cobrar nada funciona, após a fala do vereador já se vê uma mobilização por parte da secretária.