Atenção Vigilância Sanitária de Codó!! Chegou até a redação do blog da Ramyria Santiago a denúncia de manuseio e transporte de carne bovina para restaurantes e demais estabelecimentos em Codó com péssimas condições.
O Caminhão Baú que realiza o transporte da carne bovina do matadouro até os estabelecimentos está em situação desagradável, onde não existe o sistema de refrigeração que é de extrema importância e é exigido pelas normas; As laterais do carro se encontram enferrujadas, assim como o chão do próprio; e as carnes são empenduradas em ganchos de ferro que podem está contaminando as carnes onde irá afetar a população. Nas imagens se percebe um jovem manuseado a carne até o Restaurante Popular que fica localizado no centro da Cidade de Codó, sem as mínimas condições de higiene, pois nitidamente se observa que ele está despreparado, sem avental, luvas, mascara, botas, toucas. Já o outro rapaz possui apenas botas e avental.
Um carro com refrigeração para o transporte da carne bovina é muito importante, a ferrugem também é sinal de contaminação, pois, a carne sofre muita mudança logo quando esta acontecendo o abate do animal, ou seja, a carne começa perder a qualidade naquele momento. Para combater esse efeito, desenvolveram-se basicamente dois métodos de controle de qualidade, são eles: Osmótico, que utiliza sal para evitar o crescimento de bactérias e micro-organismos; e Controle (Diminuição) da temperatura da carga em trânsito, o que irá alterar ou mesmo paralisar o crescimento desses agentes.
Apesar de Codó ter Vigilância Sanitária, mais não há muito o que falar com relação ao trabalho deles. Segundo a população de Codó, não existe trabalho da vigilância em Codó, eles parecem não existir. Pois ninguém ver fiscalização em mercado, matadouros, frigoríficos, restaurantes, churrascarias,ou até mesmo na merenda escolar, e demais. Isto é fato.
blog da Ramyria Santiago
Um Comentário
É minha cara como eu ti falei Codó está há anos atrás do Brasil , ai parece que ninguém dá a menor importância pras coisas sérias, Agora veja em pleno Século 21 ainda se trabalha de forma precária e sem higiene.
Onde está a vigilância da cidade e quem trabalha como fiscal tem habilidades pra isso?. Por outro lado o povo parece Não dá muita importância pra essas coisas.