Durante a 33ª Sessão Ordinária Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira (21), o vereador Pastor Max (Republicanos) apresentou duas importantes indicações voltadas à valorização dos profissionais da educação e à transparência na gestão pública.
Por meio da Indicação Nº 377/2025, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal o pagamento do Piso Nacional do Magistério aos professores contratados, de forma proporcional ao reajuste concedido em 2025, conforme previsto na Lei nº 11.738/2008.
Em sua justificativa verbal, Pastor Max destacou: “Estamos no mês onde celebramos o dia do professor, uma das categorias mais importantes de profissionais, aos quais devemos muito. Portanto precisamos valorizar todos os educadores, sejam efetivos ou contratados. Os contratados merecem ser valorizados igualmente, pois desempenham a mesma função e contribuem de forma essencial para o aprendizado das nossas crianças e jovens. Em janeiro foi feito o reajuste do piso, e com isso precisamos também repassar o valor devido aos contratados”.
Já na Indicação Nº 378/2025, o vereador solicitou que o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) encaminhe à Câmara o demonstrativo detalhado das receitas da autarquia, mês a mês, desde janeiro de 2025 até a presente data, bem como as justificativas para os aumentos aplicados ao consumidor.
Sobre o tema, Pastor Max afirmou: “Nossa segunda Indicação é um pedido de informação. Temos muitas reclamações em diversos bairros, pela falta de água. Pedimos um demonstrativo das receitas e o porquê dos aumentos praticados. A transparência é um pilar essencial na administração pública. A população tem o direito de saber como os recursos estão sendo aplicados e entender os motivos de eventuais reajustes nas tarifas de água”, concluiu o parlamentar.