Moradores de Codó seguem enfrentando sérios problemas com o Bolsa Família. Novas denúncias chegaram ao nosso blog, revelando que, mesmo após realizarem as atualizações cadastrais dentro do prazo, diversas famílias continuam tendo seus benefícios bloqueados.
Segundo relatos, a equipe responsável pelo programa no município estaria deixando de lançar as atualizações no sistema, prejudicando principalmente mães solo, trabalhadoras informais e famílias em situação de vulnerabilidade. “Fiz a atualização em março e agora em junho meu benefício foi bloqueado.
Uma moradora de Codó (MA) procurou a redação do portal da Ramyria Santiago para denunciar o descaso e a lentidão da Secretaria responsável pelo atendimento do Bolsa Família no município. Segundo ela, no dia 14 de maio realizou a atualização cadastral obrigatória do benefício, mas até o momento, mais de 35 dias depois, seu nome ainda não consta no sistema, o que tem gerado muita preocupação.
“Falaram que em até 45 dias estaria tudo no sistema, mas ontem entrei no aplicativo da Caixa e apareceu a mesma mensagem de bloqueio. No Cadastro Único também não aparece nada”, relata.
A moradora diz que tem visto muitos relatos parecidos de outras mães que estão sendo prejudicadas pela morosidade e falta de preparo da equipe que atua no local. “Lá só tem jovens, parecem aprendizes. Não tem ninguém com mais experiência, é um verdadeiro desrespeito. As informações são anotadas em papel, sendo que o certo seria já colocar tudo direto no sistema”, critica.
Ela também aponta a falta de critérios técnicos na escolha dos funcionários. “Os vereadores colocam pessoas que trabalharam nas campanhas, mas que não sabem trabalhar. Enquanto isso, quem realmente entende e precisa do emprego fica de fora. E o prefeito ainda vem dizer que ‘essa é a pegada’. Isso é uma piada!”, desabafa.
O apelo da cidadã é que as autoridades revejam com urgência essa situação que vem afetando inúmeras famílias codoenses, principalmente mães solo e em situação de vulnerabilidade









